Prof. Hertz Wendell (desde 2014)
Descrição: Com base nas implicações entre Antropologia, Comportamento e Comunicação, este projeto busca compreender as complexidades urbanas a partir do consumo. O consumo é um sistema de signos, portanto, uma linguagem que aprendemos para ser-estar em sociedade e a verdadeira necessidade que supre é a simbólica. Em outras palavras, ao buscar responder o que é o consumo e porque as pessoas desejam bens e mercadorias, o projeto põe em pauta um dos maiores desafios teóricos contemporâneos: o de entender o consumo como fonte de sentido e de ordenação das instituições sociais, isto é, como princÃpio estruturante das relações dos homens entre si, com a cultura, com a natureza e com seu próprio imaginário.
Prof. Hertz Wendell (desde 2020)
Descrição: Tem como objetivos destacar, aferir e criticar por meio de estudos neurocientÃficos os efeitos do mito presentes em narrativas midiáticas (especialmente o storytelling e storybrand) sobre aspectos associados à atenção, à emoção e à memória. Pretende-se traçar por meio de diferentes investigações um panorama do que chamaremos de Neuromitologia do Consumo – o estudo sobre os diálogos entre mito e neurociência do consumo e sua crÃtica e/ou contribuição para a economia da atenção e formação sociocultural dos consumidores.
Prof. LetÃcia Salem Herrmann Lima
O objetivo deste estudo é trazer discussões acerca do uso da neurociência no escopo mercadológico. Há diversas teorias que orientam os estudos do consumo no processo de decisão de compra, contudo, a neurociência vem trazendo contribuições significativas, pois permite investigar reações motivacionais impulsivas neste contexto. Atualmente as técnicas de neuromarketing podem ser aplicadas em diversos ambientes, desde pesquisa de mercado, estudos de branding ou aceitação de campanha publicitária. A ideia deste projeto é fazer um levantamento teórico dos principais conceitos utilizados no campo, contrastar com os estudos de consumo e aplicar em campanhas publicitárias com foco em branding.